href='https://sites.google.com/site/gerenciandoblog/arquivos/paginacao-abu-farhan-01.css’ rel='stylesheet' type='text/css'/>

Minha Perda de Peso

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Quantas calorias ingerir para emagrecer ou manter?

Você sabe quantas calorias o seu corpo gasta para se manter? Sim, pois gastamos calorias em todas as nossas atividades diárias, inclusive para dormir!

O cálculo é simples:

Para as meninas: 22 x peso corporal
Para os meninos: 24 x peso corporal

Este será o valor do seu metabolismo basal ou seja a quantidade mínima de calorias que seu corpo gasta diariamente, independente do tipo de atividade que você faz. Se você se exercita esse valor será maior. Quer saber quanto? Multiplique seu resultado pelo valor abaixo que mais se aproximar das características de suas atividades:

Sedentário (passa quase o dia todo sentado): 1,2
Baixa Atividade (caminha ou pratica exercícios 2x por semana): 1,3 (eu essa semana)
Atividade moderada (faz atividades físicas 3x por semana): 1,4
Atividade Elevada (treina mais de 3x por semana): 1,5 Atividade muito intensa (exercita-se intensamente, todos os dias): 1,6

O resultado desse cálculo será o valor aproximado da quantidade de calorias gastas por você diariamente. Claro que o cálculo não é preciso, existem testes que permitem determinar melhor esses valores, mas podemos ter ideia se estamos enfiando o pé na jaca ou não!

Se você ingere mais do que está gastando vai engorda Se você ingere menos do que está gastando vai emagrecer

Sabe aquilo de depois dos 30 é mais difícil emagrecer ( difícil e impossível são coisas bem diferentes)?

De fato conforme envelhecemos o metabolismo desacelera cerca de 3% a 5% por década, após os 30 anos. Como disse mais acima é um cálculo simples que daria um valor aproximado das calorias gastas.

Segue então uma maneira mais precisa para realizar este cálculo que considera, além do peso, a idade e está de acordo com orientações da OMS (Organização Mundial da Saúde) e da FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação), de 1985.

Cálculo do Metabolismo Basal

Para os meninos:
10 – 18 anos = 17,5 x PESO + 651
18 – 30 anos = 15,3 x PESO + 679
30 – 60 anos = 11,6 x PESO + 879
> 60 anos = 13,5 x PESO + 487

Para as meninas:
10 – 18 anos = 12,2 x PESO + 746

18 – 30 anos = 14,7 x PESO + 496 meu caso : 1485 ,31

30 – 60 anos = 8,7 x PESO + 829

> 60 anos = 10,5 x PESO + 596

(Peso em Kg e a unidade do resultado é Kcal.)

3 comentários:

  1. menina eu fiz a conta faz tempo deu muito pouco e não consegui seguir a dieta deu que se eu consumisse até 1000 calorias eu mantinha para emagrecer era abaixo de 900 e para engordar mais de 1200 por dia , não consegui !!!! beijinhos ke .

    ResponderExcluir
  2. Vou fazer tudo...
    Forçaaaaaaaaaaa
    Tento de tudo pra emagrecer...
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Oiee, gostei dos calculos, vou coloca- los em pratica, apesar q acho q eu esou fazendo certinho, o problema é q tenho muita retençao de liquido e isso acaba comigo, efeito final de semana vai uns tres dias pra voltar ao peso anterior hehe... mas desistir nunca
    otima quinta

    ResponderExcluir